Tratamento de Burnout
Trabalhar numa função fisicamente ou emocionalmente desgastante por muito tempo, pode levar a uma sensação de exaustão física, mental e emocional, muitas vezes chamada de esgotamento e neste caso Burnout.
Por uma infinidade de razões, o ritmo da vida moderna acelerou. O mundo está em rápida evolução, há muita escolha e muita pressão para que tudo seja rápido e para ontem. É por vezes dificil estabelecer um equilibrio saudável entre as necessidades pessoais e a vida laboral.
Há um reconhecimento cada vez maior da necessidade de promover uma boa saúde mental nos locais de trabalho, onde as pessoas passam a maior parte do seu tempo diário.
Embora o stresse em si mesmo não seja um problema de saúde mental, se for em quantidade e tempo exagerado pode levar a problemas. Muitas vezes é silencioso, e quase insconsciente.
Os principais problemas deste desiquilibrio no trabalho são o aparecimento de perturbações de ansiedade, da depressão, comportamentos autolesivos e de abuso de substâncias e até mesmo, no limite, ao suícidio. Outros problemas associados podem ser as doenças cardiovasculares, articulares e musculares.
Vários factores no trabalho contribuem para a causa de Burnout ou Esgotamento:
- escassez de pessoal
- elevada carga de trabalho
- falta de controlo no trabalho ou previsibilidade
- redes de apoio social, de equipa ou de liderança degradadas
- pressões elevadas para manter o atendimento de alta qualidade
- pressões elevadas de rapidez e qualidade em situações de falta de recursos para realizar o trabalho eficazmente
Vários factores pessoais contribuem para que hajam pessoas com maior risco de Burnout. Os factores mais comuns são:
- pessoas com maior dificuldade de processamento emocional
- pessoas cujas estratégias de enfrentamento/coping são de evitação, negação, desengajamento ou uso indevido de substâncias.
- pessoas com níveis mais elevados de perfeccionismo para si mesmos ou para os outros, especialmente se eles normalmente se comparam mal com os outros ou reagem negativamente a situações que não atendem aos seus altos padrões
Na AlterStatus temos programas de apoio aos trabalhadores e às lideranças para lidar com estas problemáticas. Também prestamos apoio individual aos trabalhadores e a todos aqueles que necessitem de ajuda para implementar estratégias de coping e de auto-cuidado.
Contacte-nos para saber mais.
Texto original por Dra Diana Frasquilho, adaptado por AlterStatus em Novembro 2022
Contactos
2ª a 6ª Feira - 09h a 22h | Sábados - 09h a 13h