Tratamento de Fobias

Home  Tratamentos  Fobias

Fobia deriva da palavra grega “phobia” ligada a “phobos” divindade grega que incutia medo aos inimigos.

O medo, tal como a ansiedade, é uma resposta emocional normal perante situações que implicam perigo para o sujeito. É uma resposta diferenciada perante um objecto ou situação específica.

Qual é a diferença entre Medo e Fobia?

Medo Fobia
  • É uma reacção apreensiva a um evento externo ou situação que é:
    • (1) objectivamente perigosa
    • (2) objectivamente segura mas tipicamente temida (medos culturais etc.)
  • O medo não interfere significativamente na vida da pessoa.
  • Medo excessivo de algum tipo particular de objecto ou situação;
  • É persistente e sem base de fundo, ou sem fundamentos aceitáveis como resolúveis por quem sofre.
  • Leva a um desejo compulsivo de evitamento do objecto ou situação fóbica.
  • O evitamento interfere significativamente na rotina normal da pessoa.

 

Em suma, o medo passa a ser reconhecido como patológico (isto é, fobia), quando é exagerado face à situação que o desencadeou, está fora do controlo, voluntário, não é possível de eliminar racionalmente, é prolongado no tempo e interfere significativamente na qualidade de vida da pessoa (no funcionamento ocupacional ou académico, relacionamentos ou actividades sociais).

 

Três tipos fundamentais de fobias:

  • Agorafobia: ansiedade intensa ou evitamento de locais ou situações específicas das quais a fuga física ou social possa ser difícil ou embaraçosa, ou nas quais possa não ter ajuda disponível no caso de ter um ataque de pânico inesperado (Ex: centros comerciais, cinemas, lojas, pontes, túneis etc)
  • Fobia social: medo persistente e excessivo de ser humilhado ou ficar embaraçado em público (Ex: medo de falar em público, desconforto em festas...)
  • Fobia específica: medo persistente e excessivo habitualmente circunscrito a um objecto, ser vivo ou situação específica, que não seja uma situação de exposição pública ou medo de ter um ataque de pânico (Ex: medo de cães, medo de aranhas, medo de voar...)

O que causa as fobias?

As fobias são um problema de saúde comum dentro das perturbações da ansiedade. Muitas das fobias são desenvolvidas durante a infância e adolescência (nomeadamente as fobias específicas).

Actualmente, consideram-se factores como a predisposição genética, actividade neuroquímica e factores biopsicológicos como as principais causas de origem das fobias. Contudo, sabe-se que certos eventos traumáticos (por exemplo, ter sido mordido por um cão ou ter sido humilhado em público) são causa directa para o aparecimento de tal perturbação.

Qual o tratamento das fobias?

A farmacoterapia provou ser eficaz no controlo dos sintomas associados às fobias. A psicoterapia (e em especial a cognitivo-comportamental) representa, em combinação com a medicação, o tratamento mais comum na maioria dos casos.

O objectivo geral da intervenção terapêutica é conhecer melhor a fobia, e modificar e aprender a gerir a ansiedade e o comportamento. Muitas vezes, é feito através de técnicas que ajudam à exposição gradual e progressiva à situação ou objecto temido (até diminuir os níveis de ansiedade) e, da mudança de padrões de pensamento que estão subjacentes ao medo intenso.

Texto original por Dra Diana Frasquilho, atualizado em Novembro de 2022

Perguntas frequentes

Qual é a causa das Fobias específicas?

As causas podem variar, incluindo experiências traumáticas passadas, predisposição genética, fatores ambientais e aprendizagem por associação.

As Fobias específicas desaparecem por si mesmas?

Em alguns casos as fobias específicas podem diminuir com o tempo, é geralmente recomendável procurar a ajuda de um profissional de saúde mental para um tratamento eficaz e mais rápido.

Contacte-nos para saber quais as soluções que temos disponíveis para ajudar.


Envio trimestral de novidades sobre saúde mental - ao subscrever aceita a Política de Privacidade.

Contactos

2ª a 6ª Feira - 09h a 22h | Sábados - 09h a 13h

Telefone
(+351) 214 100 480
963 310 209
Morada

Av. Bombeiros Voluntários de Algés, 42 - S/L Esqª
1495-020 Algés

Email
info@alterstatus.pt