Tratamento da Ansiedade
As Perturbações da Ansiedade encontram-se entre as perturbações psicológicas mais frequentemente observadas.
A Ansiedade foi definida como um estado emocional, desagradável, negativo, dirigido ao futuro, por vezes exagerado relativamente à ameaça real, e que implica sintomas corporais subjectivos e manifestos.
Qualquer pessoa pode sentir Ansiedade em algum momento da sua vida (cerca de 1 em cada 10 pessoas experiencia elevados níveis de ansiedade), sem que isso seja considerado patológico.
Ansiedade normal vs. patológica
No seguinte quadro estão as principais diferenças.
Ansiedade Normal | Ansiedade Patológica (Doença) |
---|---|
Função protectora - sinal de alerta para preparar o indivíduo para a acção; Resposta a uma ameaça interna, vaga e desconhecida; Aumenta a capacidade de realização do indivíduo, ajudando-o a manter a motivação para o trabalho e para o alcance de seus objectivos. |
Inquietação que ocorre com uma frequência, intensidade e duração excessivas; Interfere no bem-estar nas várias áreas da vida da pessoa; Limita a capacidade do indivíduo no desempenho de actividades. |
Origem das Perturbações da Ansiedade
A Ansiedade é um sinal normal de alarme natural do organismo face a situações ameaçadoras que nos permite ficar vigilantes. No entanto, quando em excesso, é desadaptivo e pode originar Perturbação.
Além dos factores genéticos e biológicos, níveis patológicos de ansiedade estão geralmente associados a dificuldades de adaptação a novos acontecimentos de vida, nomeadamente pessoais (conflitos emocionais, sociais, laborais, afectivos e sexuais). O abuso de substâncias psicoactivas (café, chá, tabaco, álcool e drogas) e a dor são, também, factores que podem desencadear a perturbação.
Sintomas de Perturbação de Ansiedade
De modo geral, o excesso de ansiedade afecta a pessoa a 3 níveis:
- Bem-estar geral
- Saúde física
- Saúde mental
É sinal de Perturbação de Ansiedade quando a preocupação excessiva interfere significativamente com a vida diária e é acompanhada por sintomas como:
- Agitação, nervosismo ou tensão interior
- Fadiga fácil e cansaço
- Dificuldades de concentração ou esquecimentos ("mente em branco")
- Irritabilidade
- Perturbações no sono (dificuldade em adormecer ou permanecer a dormir, ou sono agitado).
- Hipervigilância e inquietude
- Queixas somáticas (dor no estômago, tensão muscular, dores de cabeça, secura da boca, transpiração, peso no peito, taquicardia e dificuldade em respirar "sufoco".)
As principais Perturbações de Ansiedade e os seus sintomas característicos
Além dos sintomas descritos em cima, as perturbações de ansiedade podem ser destiguidas por sintomas específicos.
- Perturbação de ansiedade generalizada (PAG) - preocupação excessiva e incontrolável em várias áreas da vida pessoal e social como: saúde, finanças, estado do mundo (guerra e desastres naturais), família, situações novas (novo emprego, conhecer novas pessoas), desempenho no trabalho, performance artística e desportiva, etc. Estas preocupações são intrusivas, stressantes, e de longa duração.
- Perturbação de pânico – ansiedade que é acompanhada por ataques de pânico recorrentes e regulares; para mais informações, consulte Perturbação de Pânico
- Fobias - um medo extremo ou irracional de algo, como um animal ou um lugar
- Agorafobia – um medo relacionado a situações como sair de casa, estar em multidões ou viajar sozinho
- Perturbação obsessivo-compulsiva (POC/OCD) – uma condição que geralmente envolve pensamentos ou impulsos indesejados e comportamentos repetitivos
- Perturbação de Stresse Pós-traumático - uma condição causada por eventos traumáticos pelo qual a pessoa passou directa ou indirectamente
Tratamento para as Perturbações de Ansiedade
As Perturbações da Ansiedade são problemas de saúde sérios e reais, que necessitam de tratamento adequado.
Vários tratamentos podem ser eficazes em diferentes quadros clínicos. A combinação de medicação (por exemplo ansioliticos prescritos pelo médico) e psicoterapia pode ser especialmente benéfica.
Por exemplo, a terapia comportamental-cognitiva dirige-se sobretudo aos sintomas-alvo da preocupação excessiva e aos comportamentos de evitamento que a acompanham. O objectivo geral do processo de intervenção é promover o reconhecimento dos sinais da ansiedade e utilizá-los como pistas para o uso das estratégias de gestão da ansiedade (cognitivas, comportamentais e afectivas). Na terapia psicodinâmica pode ser útil em revelar as ameaças inconscientes subjacentes, que se encontram dissimulados nas preocupações da vida corrente, e com as quais o indivíduo anda inquieto.
Contacte-nos para saber mais ou para marcar consulta com os nossos médicos psiquiatras, psicólogos e psicoterapeutas.
Texto escrito por Diana Frasquilho, editado e revisto em Setembro de 2022
Perguntas frequentes
- Quais os sintomas de ansiedade?
-
- Sentir inquietação e nervosismo constante
- Sentir-se irritável
- Sentir cansaço ou ter a sensação de estar no limite
- Ter dificuldade em se concentrar ou sentir sua mente em "branco"
- Ter dificuldade em adormecer ou permanecer a dormir, ou ter sono agitado, ou acordar com a sensação de que não descansou
- Sentir tensão muscular
- Sentir dificuldade em respirar (um peso, sensação de sufoco)
- Sentir queixas somáticas (dor no estômago, dores no pescoço, dores de cabeça, vertigens, secura da boca, transpiração, peso no peito, taquicardia)
Contactos
2ª a 6ª Feira - 09h a 22h | Sábados - 09h a 13h