"O principal objectivo da terapia psicológica não é transportar o paciente para um possível estado de felicidade, mas sim ajudá-lo a adquirir firmeza e paciência perante o sofrimento. A vida acontece num equilíbrio entre alegria e a dor" (Jung)
Através de recursos verbais, artísticos e simbólicos, o psicoterapeuta visa ajudar pessoas e grupos na busca do auto-conhecimento, uma melhor percepção de seu comportamento e respectiva eficácia em relação ao ambiente e a si próprio. Quanto a pessoa menos discernir das suas motivações, sentimentos, pensamentos, acções, percepções, mais será mal controlado por estes e repetirá padrões de comportamento ineficazes. O alívio dos sintomas requer a descoberta e a incorporação no seu EU de todas estas questões não resolvidas que o impelem a mal agir e mal sentir. Virtualmente quase todas as psicoterapias actuam desta forma, expandindo a auto consciencialização- o insight.
Proporciona formas de transformação do cliente na sua maneira de ser, pensar e agir, no sentido da maturação, do ultrapassar de dificuldades de gestão emocional e pessoal, de comunicação interpessoal, de resolução de crises e manejo dos sintomas das doenças, por forma a melhor lidar com a vida na sua complexidade
Há diversos tipos de psicoterapia, cada um trabalha diferentes questões das vidas pessoais e com estratégias distintas. Por exemplo: "Terapia breve", "Terapia Cognitivo-Comportamental", "Psicanálise", "Terapia de grupo", "Arteterapia", "Psicodrama", "Biosíntese", "Programação neurolínguistica-PNL", etc.
Todas as fases da vida são elegíveis para um processo psicoterapêutico.